É comum algumas empresas terem atrasos no pagamento de suas faturas, mas esta situação não é boa para um fluxo monetário saudável de uma empresa.

Se disponibilizou o seu produto ou serviço, e não deve ter medo de exigir a retribuição justa e acordada, ou seja, o respetivo pagamento.

Para o ajudar a aplicar essa mentalidade, reunimos algumas dicas para evitar que o seu negócio acumule pagamentos em atraso:

Melhorar a eficiência do sistema de faturação

O envio de uma fatura dias ou semanas após a conclusão do trabalho ou a entrega do serviço é problemático por várias razões 

Transmite a mensagem de que não se leva a sério enquanto empresa

Coloca-o numa posição incómoda quando precisa de acompanhar o pagamento, pois também já se atrasou na realização da fatura

Pode criar confusão junto do cliente, que, se receber a fatura muito mais tarde, poderá já não se recordar exatamente do serviço prestado (resultando em mais atrasos de pagamento). 

A melhor altura para enviar uma fatura é imediatamente a seguir a vender o bem/prestar o serviço.

Acompanhar imediatamente as faturas com atraso no pagamento

Mantenha um bom relacionamento com seus clientes

Aceite múltiplas formas de pagamento

Estabeleça pagamentos regulares com clientes regulares